Facetas em Resina
Com o avanço tecnológico, hoje dispomos de Sistemas de Adesivos eficazes e de Resinas Compostas Nanohíbridas. É o caso das Resinas com tecnologia japonesa que nos permitem maior polimento, brilho e resistência. Assim, obtemos um aspecto natural das facetas.
A longevidade das facetas, segundo estudos, chega a até 10 anos. Somado ao autocuidado (higiene oral) do paciente, manutenções com polimentos periódicos (quanto mais lisa e polida a superfície, menor o risco de manchamento e acúmulo de biofilme) e ao conhecimento técnico e científico do profissional Dentista para preservar o dente e o seu periodonto. Portanto, as facetas têm se mostrado eficientes e seguras.
Tornando possível a realização do
SONHO DE UM SORRISO HARMONIOSO E LINDO!
Confira o vídeo do antes e depois de FACETAS EM RESINA
A Reabilitação Estético Funcional com Coroas e Facetas em Resina pode ser realizada com rapidez, mínimo ou nada de desgaste dentário (minimamente invasivo) e com baixo custo. Alterando cor, também de dentes escurecidos, forma dos dentes e até leves correções de posições dentárias. Inclusive, corrigindo desgastes causados por Bruxismo.
As Facetas em Resina podem ser diretas sem planejamento prévio (depende totalmente da habilidade do Dentista) ou planejadas previamente com Enceramento Diagnóstico (wax-up) confeccionado em laboratório com cera no formato que ficarão as Facetas em Resina.
Podem ou não ser previamente testadas em boca pelo mock-up (tipo de uma maquete em tamanho real), facilmente removível.
Também podem ser confeccionadas fielmente ao Enceramento Diagnóstico, através de uma moldeira de silicone transparente.
Faz-se necessário um planejamento baseado no Tripé da Reabilitação Oral, Saúde, Função e Estética:
1.SAÚDE: dos dentes, da gengiva e do periodonto. Onde será avaliado se há cáries, lesões endodônticas (canal), gengivite, periodontite ou necessidade de extrações.
2.FUNÇÃO: Avaliar se os Princípios Fisiológicos da Oclusão estão equilibrados para um conforto neuromuscular e/ou articular, controle biomecânico da função mastigatória satisfatória e outros, respeitando as seis chaves de oclusão de Andrews:
-
Relação dos molares ou interarcos;
-
Angulação das coroas;
-
Inclinação das coroas;
-
Rotações;
-
Pontos de contatos interproximais; e
-
Curva de Spee.
E os componentes fisiológicos da oclusão:
-
RC - Relação Cêntrica sem toques prematuros,
-
DVO - Dimensão Vertical de Oclusão não encurtada e nem alongada e sim com uma distância aproximada da distância entre a pupila e a comissura labial (medida que se aproxima da DVR - Dimensão Vertical de Repouso),
-
Guias de Desoclusão Anterior e em Lateralidade para proteção mútua dos dentes,
-
AT - Alinhamento Tridimensional Dentária,
-
LM - Linha Média dos incisivos centrais superiores e inferiores coincidentes entre si e com a LM facial.
3.ESTÉTICA: Buscando naturalidade, proporção áurea e simetria dos dentes.Os objetivos são estabelecer um sorriso harmonicamente bonito na cor, forma e posição dos dentes em conjunto com os lábios e a face.