LASERTERAPIA E OS DESAFIOS DA ORTODONTIA
Muitos são os desafios da Ortodontia. Além da dor, o aumento na duração do tratamento Ortodôntico fixo principalmente nas retrações, expansões palatinas, tracionamentos. Esses podem trazer malefícios à saúde bucal com efeitos colaterais indesejados como a reabsorção radicular, gengivites hiperplásicas, descalcificação precoce do esmalte, cárie, instabilidade de mini implantes, recidivas, entre outros.
O QUE É E OS BENEFÍCIOS DA LASERTERAPIA NA ORTODONTIA
A Laserterapia tem sido amplamente difundida na estética e áreas da medicina. Na Odontologia estudos mostram benefícios preventivos e curativos do Laser de Baixa Potência – LBP, também denominado laser mole, laser frio, laser terapêutico ou "soft-laser".
O LBP emite radiações de baixa potência sem potencial destrutivo em tecidos moles e duros. Com ação fotoquímica promove o bom funcionamento dos tecidos:
-
Aumenta a taxa respiratória celular, favorecendo produção de ATP na célula, aumentando sua energia, para o seu bom funcionamento.
-
Normaliza o potencial da membrana plasmática potencializando o trofismo celular em toda sua capacidade.
-
Estimula a mitose celular e a microcirculação,
-
Com efeitos de inibição como a redução microbiana ou bioestimulação tecidual, reparadores, analgésico e anti-inflamatório.
A LASERTERAPIA APLICADA À ORTODONTIA, reduz o tempo do tratamento ortodôntico, trazendo benefícios para a profissão e para sociedade em termos de saúde bucal, prevenindo e amenizando consideravelmente os efeitos colaterais dele, sem prejuízo aos objetivos da Ortodontia que é a Estética, Função e Estabilidade.